Princípio de funcionamento do ar condicionado

Para além das temperaturas exteriores de verão que tendem a subir, e que se traduzem em temperaturas acima dos 30°C de dia e de noite, estamos cada vez mais confinados e urbanizados em zonas concentradas, e queremos isolar-nos do ruído e dos poluentes exteriores. Viver a 35°C ou até 40°C em escritórios, salas de reunião, lojas e agora em casa é difícil de suportar, causa desconforto e já é incompatível com o conforto moderno ao alcance de todos.

Um ar condicionado funciona com o mesmo princípio de sua geladeira. Por um lado, produz frio e por outro (na parte de trás do seu frigorífico) evacua calor e calorias. O barulhinho que você ouve na sua geladeira é o compressor elétrico que “comprime” um chamado gás refrigerante que tem a capacidade através de suas mudanças de estado (líquido gasoso) de transferir energia frigorífica e calorífica.
climatizadores evaporativo
O seu ar condicionado é comparável à sua geladeira se considerarmos que o cômodo a ser climatizado está dentro da geladeira e que o calor liberado na parte de trás da geladeira é, no caso do seu ar condicionado, evacuado para fora do seu quarto.